TERCEIRO BLOGUE

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

INCÊNDIOS ... + TERRORISMO... 18 DE AGOSTO DE 2017

AFINAL A ACALMIA NOS INCÊNDIOS FOI DE POUCA DURA. 


REACENDEU-SE O FOGO EM GAVIÃO E JÁ UMA ALDEIA FOI EVACUADA

O presidente da Câmara de Gavião, José Pio, explicou que os moradores de Torre Cimeira e Torre Fundeira "foram retirados" das aldeias e encaminhados para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.
"O reacendimento ocorreu sensivelmente pelas 15h45. Com a força que o incêndio traz e com direcionamento que o vento tem a vila de Belver também não está completamente segura", disse à Lusa.
A presidente da Junta de Freguesia de Belver, Martina de Jesus, relatou também à Lusa que as aldeias de Torres Fundeira e Torre Cimeira "ficaram cercadas" pelas chamas. "O fogo já anda dentro das aldeias e levantou-se um vento fortíssimo. Pedimos ajuda para evacuar estas aldeias, mas não se vê aqui nada tal é o fumo que anda aqui dentro, isto é dramático", disse.
António Severino, vice-presidente do município, disse que "a força do vento é tal que começámos a evacuar a praia fluvial do Alamal, que fica do outro lado do rio Tejo, com receio das projeções".
Nesta altura [cerca das 16h] a praia fluvial do Alamal, ainda na freguesia de Belver, "está cheia de gente e a própria pousada que ali está situada tem a lotação esgotada". "Estamos a mandar as pessoas sair imediatamente dali e dirigirem-se para o centro da vila de Gavião", relatou.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o combate às chamas mobilizava, às 16h25, um total de 227 operacionais, apoiados por 77 viaturas.

TERRORISMO ...
Primeiro, ontem em Barcelona (2) com vários mortos e feridos;
HOJE na FINLÂNDIA, com 1 morto e vários feridos e um atacante preso.
E agora mesmo na ALEMANHA, junto de Dusseldorf, mais um esfaqueamento: parece haver 1 morto e alguns feridos: (persegue-se atacante ou atacantes)
....!!!...!!!...!!!



Com muita tristeza, os meus cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA

ÚLTIMA HORA - 18 DE AGOSTO DE 2017

ÚLTIMA HORA

Em Tarragona, ontem houve uma explosão que foi julgada acidental, de princípio, antes de ser descoberto o atentado em Cambrils. 

Porém, a polícia terá detectado no edifício que explodiu, numeroso material explosivo, o que faz pensar que provavelmente estaria para ser despoletado um ataque de grandes dimensões que terá sido gorado. 

Prosseguem as investigações para apurar a verdade dos factos.

...........






Os melhores cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA

CARTA ABERTA - 18 DE AGOSTO DE 2017

TERRORISMO VOLTA A ATACAR

ONTEM EM BARCELONA, UMA CARRINHA ATROPELA A MULTIDÃO QUE PASSAVA NAS "RAMBLAS" , RESULTANDO DAÍ, PARA JÁ 13 MORTOS E CERCA DE 90 FERIDOS OU MAIS. 

DENTRE OS MORTOS JÁ SE ENCONTROU 1 SENHORA DE NACIONALIDADE PORTUGUESA (NESTE MOMENTO, DESCONHECE-SE SE HAVERÁ MAIS PORTUGUESES, EMBORA HAJA SUSPEITAS DE PELO MENOS 1 DESAPARECIDA).

NOUTRO LOCAL , EM CAMBRILS, TAMBÉM EM ESPANHA, A POLÍCIA ESPANHOLA CONSEGUIU DESCOBRIR UM ATENTADO À NASCENÇA (QUE SERIA DE GRANDE EXTENSÃO) E UM SÓ POLÍCIA MATOU 4 DOS ATACANTES.

*************

HÁ POUCOS MINUTOS SURGIU UMA NOTÍCIA DE QUE NA FINLÂNDIA TERÁ HAVIDO VÁRIAS PESSOAS ESFAQUEADAS, SUPONDO-SE QUE O ATACANTE EVENTUALMENTE JÁ TERÁ SIDO PRESO.


ISTO LÁ POR FORA NO QUE SE REFERE A TERRORISMO.

*************

POR CÁ E COMEÇANDO NA MADEIRA, O MINISTÉRIO PÚBLICO SUSPENDEU -  "PORQUÊ ?" - O INQUÉRITO SOBRE A ÁRVORE QUE CAIU E MATOU DEZENAS DE PESSOAS, NA FESTA DA SENHORA DO MONTE
HOJE JÁ SÃO EFECTUADOS OS FUNERAIS DE ALGUMAS DAS VÍTIMAS.

*************

NO QUE SE REFERE A INCÊNDIOS, PARECE QUE SE REGISTA UMA ACALMIA NO PANORAMA DOS INCÊNDIOS MAIS GRAVES.

O GOVERNO FINALMENTE PARECE TER LIDO O QUE EU ESCREVI ACERCA DA NECESSIDADE DE COLOCAR AS FORÇAS ARMADAS TAMBÉM NA LUTA CONTRA O FOGO E NA VIGILÂNCIA DAS FLORESTAS (E NÃO SÓ) PARA ENCONTRAR E CASTIGAR OS INCENDIÁRIOS QUE ESTÃO CAUSANDO ESTA CATÁSTROFE. 

SAÚDO TAMBÉM A DECISÃO DE QUE OS BOMBEIROS SEJAM DISPENSADOS DOS SEUS EMPREGOS, SEM PERDA DE SALÁRIO, PARA OCORREREM AOS INCÊNDIOS.

AGUARDO QUE A OFERTA DOS COMBUSTÍVEIS E O NÃO PAGAMENTO DE PORTAGENS SEJA TAMBÉM UM FACTO.

ESPERO QUE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DESTE BLOGUE, HAJA MAIS NOTÍCIAS BOAS.




Os melhores cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

2ª CARTA ABERTA - Agora ao Estado - INCÊNDIOS - 17 de Agosto de 2017

Boa tarde:

E aqui estou eu novamente a enviar uma nova CARTA ABERTA que se destina prioritariamente ao Governo, porque finalmente se lembrou de que o nosso País, se encontra já há cerca de dois meses em "ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA" devido aos grandes incêndios que têm assolado o Centro, Norte e Sul do País, destruindo imensa área florestal; destruindo casas; destruindo vidas (recordemos apenas um - o de Pedrogão Grande em que foram ceifadas 64 vidas na "Estrada da morte"); causando imensos feridos (dos quais eu próprio já perdi a conta...); matando inúmeros animais selvagens (e domésticos); e que todos os dias se acendem e reacendem inúmeras vezes, causando o pânico em muitas aldeias, obrigando a esforços redobrados das autarquias, dos bombeiros e populações, em resguardar essa vítimas, acolhendo-as em diversos locais públicos (ou privados) após serem deslocadas das suas casas em perigo.
A propósito, faço aqui uma pergunta que não reparei ainda que alguém a tenha feito: 

  • "Os feridos causados pelos incêndios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, já foram para suas casas ou estão ainda nos hospitais? 
  • E já agora gostava de saber o que se passou com o ferido que foi deslocado ao fim de 2 semanas do hospital de Coimbra para Espanha - hospital de Valência... já se recuperou ou não
  • - "Para mim acho muito estranho que tenha sido feita essa deslocação para outro país e a mais de dois mil Kms de distância... Será que em Portugal nem em toda a Espanha - excepto Valência !!! - não há ninguém nem nada para tratar de uma pessoa queimada???"


Milhares de bombeiros e centenas de viaturas combatem os incêndios sem descanso e são obrigados a deslocarem-se para muitos locais ao mesmo tempo.
Embora também - segundo parece - as forças militares (e refiro-me ao Exército, Aviação e Marinha) têm aparecido de vez em quando, penso que deveriam ser aproveitadas mais intensamente, - tanto em pessoal como em material logístico, para que saíam dos quarteis e ajudem em tudo o que seja possível, NOMEADAMENTE NÃO SÓ NO APAGAR DOS FOGOS, MAS NA VIGILÂNCIA DAS FLORESTAS, PROCURANDO POR TODOS OS MEIOS ENCONTRAR E CASTIGAR OS INCENDIÁRIOS EXEMPLARMENTE.

Além disso, e já o afirmei aqui no Post anterior, acho que a GALP, e as outras companhias petrolíferas que têm os seus postos espalhados por todo o País, deveriam ser obrigadas a dispensar gratuitamente aos bombeiros todo o combustível necessário para as operações de socorro a que tenham de acorrer para apagar incêndios e transportar vítimas aos hospitais. Também as Estradas de Portugal, Brisa, etc., deveriam isentar de portagens essas mesmas viaturas quando se deslocam para os locais dos fogos. 
Fica aqui expressa esta sugestão.

Ainda no que concerne ao auxilio a prestar aos bombeiros, deve ser-lhes fornecida toda a água que necessitem, conjuntamente com a alimentação e descanso indispensável para se poderem manter operacionais.

Toda a população pode e deve ajudar, mas o Estado não pode ficar de fora; aliás, creio que é essa a sua obrigação.

PORTUGAL VIVE DESDE HÁ DOIS MESES UMA SITUAÇÃO DE CATÁSTROFE NACIONAL.

O ESTADO DEVE CUMPRIR AS SUAS OBRIGAÇÕES.



ISTO É O QUE EU PENSO...!!!





Os melhores cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

1ª CARTA ABERTA ... 16 DE AGOSTO DE 2017

NEM DE PROPÓSITO...!!!


Há poucos minutos ainda desconhecia qual o assunto que iria apresentar primeiro e até se o iria apresentar hoje mesmo; mas ao consultar o Facebook encontrei o sujeito:

No caso presente é a GALP, como poderia ser também a BRISA ou as Estradas de Portugal

Assim, as perguntas que faço nesta CARTA ABERTA a estas duas Entidades é precisamente porque 

No primeiro caso, porque é que a GALP e (as outras petrolíferas) não oferecem os combustíveis aos Bombeiros?

No segundo caso, porque não isentam do pagamento de portagens em todas as auto estradas, as viaturas dos Bombeiros?

Esta Carta Aberta, quanto a mim deveria ser respondida DE IMEDIATO por quem de direito, julgo eu.. (e não só). 

Os Bombeiros agradecem...


e Eu também.




Os melhores cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA

APRESENTAÇÃO

Caros Amigos:


Como não tenho que fazer... (mentira...) decidi começar ou tentar começar um novo blogue.
Para já não sei o que vou escrever aqui, mas tenho algumas ideias que estão a "chispar".
Primeiro vou colocar esta mensagem de abertura e fazer o "layout" ficar mais chamativo, e, depois veremos o que vai sair.
Provavelmente este blogue vai servir para eu chamar a atenção - por palavras minhas - de algo que vai mal no nosso País, para mexer com as coisas para as melhorar.
Não pretendo colocar ninguém no "banco dos réus".
Serei sempre o mais correcto possível e não recorrerei a métodos insultuosos ou malcriados para quem quer que seja.
Mais adiante debruçar-me-ei mais extensivamente sobre os assuntos que irei discutir - ou melhor - que irei aqui apresentar.






Os melhores cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA