TERCEIRO BLOGUE

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

INCÊNDIOS ... + TERRORISMO... 18 DE AGOSTO DE 2017

AFINAL A ACALMIA NOS INCÊNDIOS FOI DE POUCA DURA. 


REACENDEU-SE O FOGO EM GAVIÃO E JÁ UMA ALDEIA FOI EVACUADA

O presidente da Câmara de Gavião, José Pio, explicou que os moradores de Torre Cimeira e Torre Fundeira "foram retirados" das aldeias e encaminhados para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.
"O reacendimento ocorreu sensivelmente pelas 15h45. Com a força que o incêndio traz e com direcionamento que o vento tem a vila de Belver também não está completamente segura", disse à Lusa.
A presidente da Junta de Freguesia de Belver, Martina de Jesus, relatou também à Lusa que as aldeias de Torres Fundeira e Torre Cimeira "ficaram cercadas" pelas chamas. "O fogo já anda dentro das aldeias e levantou-se um vento fortíssimo. Pedimos ajuda para evacuar estas aldeias, mas não se vê aqui nada tal é o fumo que anda aqui dentro, isto é dramático", disse.
António Severino, vice-presidente do município, disse que "a força do vento é tal que começámos a evacuar a praia fluvial do Alamal, que fica do outro lado do rio Tejo, com receio das projeções".
Nesta altura [cerca das 16h] a praia fluvial do Alamal, ainda na freguesia de Belver, "está cheia de gente e a própria pousada que ali está situada tem a lotação esgotada". "Estamos a mandar as pessoas sair imediatamente dali e dirigirem-se para o centro da vila de Gavião", relatou.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o combate às chamas mobilizava, às 16h25, um total de 227 operacionais, apoiados por 77 viaturas.

TERRORISMO ...
Primeiro, ontem em Barcelona (2) com vários mortos e feridos;
HOJE na FINLÂNDIA, com 1 morto e vários feridos e um atacante preso.
E agora mesmo na ALEMANHA, junto de Dusseldorf, mais um esfaqueamento: parece haver 1 morto e alguns feridos: (persegue-se atacante ou atacantes)
....!!!...!!!...!!!



Com muita tristeza, os meus cumprimentos.


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário